Skip to content

In California

In California

Crónica publicada no P3

Na California, o surf não é apenas um estilo de vida. É pé, braço, chacra; DNA que corre nas marés sanguíneas, batimento cardíaco compassado com as ondulações frias do set Pacífico.

Nas horas de preguiça solar que passei no areal de Huntington beach, observei a movida balnear em volta deste desporto.

California Huntington BeachCalifornia Huntington Beach California Huntington Beach

 California Huntington Beach California Huntington Beach

De manhã ao final da tarde, há um fluxo intenso de pessoas a entrar e a sair do mar. Toda a população californiana tem uma prancha e surfa. Os que vivem nas redondezas, saem de casa com o fato vestido até ao tronco e a prancha debaixo do braço.

California Huntington Beach

Não há etnia, faixa etária ou condição física que fique no areal. Uns metros à minha frente um senhor amputado de uma perna entrou no mar com a prancha de bodyboard. Voltou mais tarde, acompanhando o descanso na cadeira de rodas com a leitura de um jornal. “Devemos tornar tudo acessível às pessoas com necessidades especiais” disse Steve Wonder. Esta afirmação dissipa-se no elemento mar: a crista das ondas é acessível a todos, sem conceitos estereotipados ou obstáculos na locomoção. Incrível como é difícil transportar o mesmo conceito de sociedade para o elemento terra.

California Huntington Beach

Dois compinchas que findaram o dia no escritório, falam sobre a bolsa e a reunião da tarde, enquanto vestem o fato em esforços contorcionistas e aquecem para a surfada.

California Huntington Beach California Huntington Beach

Do outro lado da rua, há uma loja de havaianas. A dona é Cecília, uma brasileira de sangue luso, os seus pais são do Minho. Há 9 anos que chama “casa” à Califórnia e mora em Laguna Beach – palco de séries conhecidas dos tempos áureos de decência televisiva da MTV. Continuar a ler aqui..

California Huntington Beach California Promenade Huntington Beach

Maria Bonifácio Lopes

Be First to Comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: