Skip to content

Bali | Indonesia #1

O prometido é devido – Bali | Indonésia #1

A viagem a Bali teve origem numa promessa. Disse para mim mesma que o meu próximo aniversário ia ser um dos melhores de sempre, tal como enchemos o último dia do ano com promessas célebres, como “vou ao ginásio todos os dias.” Mas, eu prometi-me esse dia e o Rui Veloso sempre me disse que “O prometido é devido!”

Eat, Pray and Love

Viajei pela primeira vez no Airbus A380, esse mamute aéreo que faz delirar qualquer passageiro. O avião é impecável. Não pia quando descola nem quando aterra. Sendo eu defensora da frase “If it´s not a boeing, I´m not going”, confesso que fiquei rendida aos seus encantos como passageira. O voo ia vazio, o que deu direito automático ao movimento “oKupa” de 4 assentos seguidos.

A380 Aircraft

A aventura em si não começou da melhor maneira. Em Hong Kong só nos queriam deixar embarcar para Bali com um bilhete de volta. Ora tendo um bilhete staff onde não é garantido o embarque, exigirem logo bilhete de volta é obra. Perguntei-me se a senhora do guiché, com cara de Pokémon irritado, não seria parente do Relvas pois estava prestes a ganhar equivalência a um bacharelato na incompetência. Por outro lado, eu e a Sofia, a minha companheira de viagem, ganhámos uma entrada grátis num desenho animado, onde nos vimos muito perto de uma transformação em super guerreiro, de tão furibundas que estávamos.

Lá embarcámos no Boeing 747 da Cathay Pacific rumo a Denpasar. Conhecido como “Rainha dos Céus”, o 747, é o mais antigo “bisonte” do ares – o primeiro avião de dois andares concebido no mundo. A primeira companhia a operar um voo comercial com este avião foi a Pan Am em 1970.

O tempo estava cinzento, abafado. Depois de entrarmos no táxi rumo a Ubud, desabou o carmo e a trindade. Não me importei muito. Os tons verdejantes que surgiam pela minha janela apaixonaram-me. Era exatamente isso que eu queria. Estar rodeada de natureza, respirar verde, dançar pelo verde a toda a hora.

Bali Green Vibes Bali Green Vibes Bali Statue 3

Em Bali predomina o Hinduísmo e o Budismo. A natureza é vista como o poder supremo, deve ser cuidada e mantida acima de tudo. Assim, é normal ver pequenos cestos com flores, arroz, ervas e bolachas espalhados pela rua. Todos os dias, estes cestos são colocados à porta de casa, de estabelecimentos comerciais, aos pés de estátuas. São oferendas à natureza e aos deuses. Em troca os Balineses pedem proteção, saúde e prosperidade.

Bali Gifts Bali Gifts

Uma casa que passou pela velocidade do carro tinha escrito no muro “Life is an offering“.  Era exatamente por isso que eu estava ali, aquele lugar era uma oferenda de mim para mim. “O prometido é devido“.

Continua..

Bali Door Bali Statue Bali kid

Bali Ubud Street Bali Ubud Bridge Bali Ubud Entrance

                Bali Streets Bali Streets

Bali House Bali Ubud Downtown

Bali Landscape Bali Food

Até já,

Maria Bonifácio Lopes

Be First to Comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: